Páginas

9 de abril de 2014

CAPE TOWN EM 5 DIAS

A Cidade do Cabo é desse tipo de cidades que antes de você ir embora, já esta pensando em quando dá para voltar. Tem muita coisa para visitar, fazer, comer e mesmo ficando 15 dias daria para fazer cada dia algo diferente. É a mistura perfeita de cidade e natureza, tem para todos os gostos e bolsos. 

Vou resumir em 5 dias o que eu achei mais legal:

Vista desde Table Mountain
Dia 1 ~ City Sightseeing Cape Town: Sabe aqueles ônibus vermelhos que passeiam turistas em quase todas as cidades do mundo? Eu sempre achei a maior besteira subir num ônibus desses para conhecer de cima o que daria para fazer pé. Na verdade continuo achando, é bem mais legal fazer as coisas a pé, mas... aprendizado desta viagem: depende da cidade. A Cidade do Cabo é muito espalhada e tem pontos que vale a pena visitar, mas estão muito longe um do outro e o percurso deste ônibus chega em lugares bem afastados, como é o caso do Table Mountain. Então, o ônibus vermelho é ótimo para ter uma visão geral da cidade, visualizar aonde fica cada bairro e chegar ao Table Mountain. Tem duas opções de trajeto: Red City Tour, com 18 pontos de parada, entre eles Table Mountain, e Blue Mini Peninsula com 14 pontos de parada.
A dica é pegar logo cedo o ônibus Red City Tour e fazer a primeira descida no Table Mountain que é simplesmente imperdível! Não é bom deixar para os últimos dias a visita porque o Cableway que leva até o topo da montanha fecha por mal tempo, é melhor ir em dias de céu aberto. É sempre bom comprar os ingressos antes, pelo site, para evitar filas. Table Mountain foi declarada uma das 7 novas maravilhas naturais do mundo. 
Na volta para a cidade o ônibus passa pelas praias de Camps Bay, Clifton e Sea Point, todas com uma orla muito bonita para caminhar, cheia de turistas e é ponto de badalação dos jovens da cidade, vale a pena descer do ônibus para comer alguma coisa em algum dos excelentes restaurantes.

Dia 2 ~ Wine Tour: Para quem se interessa por vinho tem 3 regiões principais próximas a Cidade do Cabo pra visitar: Paarl, Stellenbosch e Franschoek. É possível visitar uma vinícola em cada região, tudo no mesmo dia. Não recomendo fazer passeios com mais de 4 vinícolas no roteiro, 3 é um bom número. 
A diferença dos tours em vinícolas da Argentina é que aqui não tem muita explicação sobre a história da vinícola, nem do processo de elaboração, vão direito ao ponto, mais no estilo Napa Valley onde o importante é vender, fazendo a visita mais curta com foco na degustação e venda. Além das vinícolas é bem gostoso parar nas cidadezinhas de Stellenbosch e de Franschoek, muito pitorescas e bem cuidadas. 

Vinhedos em Paarl.

Dia 3 ~ Visita ao Museu de Robben Island para conhecer mais sobre os anos em que Mandela permaneceu preso. É necessário reservar pelo menos 4 horas para este passeio e no retorno da ilha, a poucos passos do ponto de chegada do ferry se encontra o Waterfront ótimo para comer algo ou ver o pôr do sol tomando um vinho nos bares ao ar livre. O Waterfront é mais que um shopping, é o ponto de encontro mais cosmopolita da cidade, com uma área ao ar livre e outra fechada. 

Dia 4 ~ O centro da cidade merece uma visita também, na Green Market Square, pode se encontrar artesanato de toda África, não só da África do Sul, tem representantes de todos os países, embora muito deles morando na ilegalidade. O país tem a economia mais estável do continente por isso muitos imigrantes vão a procura de uma vida melhor. Tem que pechinchar! 
Também no centro esta o Cape Town´s City Hall, foi da sacada deste prédio municipal que Mandela deu seu primeiro discurso em liberdade em 1990. E o museu de District Six, vizinho ao centro, dá para fazer tudo a pé. Neste museu é traçada a história do bairro e o despejo dos moradores para outras áreas distantes da cidade para assim declarar o bairro uma região de brancos na época do apartheid. É possível fazer a visita acompanhado de um ex-morador o que faz a experiência muito enriquecedora. 

Dia 5 ~ Por último, visitar a península, é bom reservar um dia inteiro para este passeio, dá para fazer em meio dia mas fica um pouco cansativo. É possível alugar um carro para chegar, contratar um táxi por um preço fechado ou fazer através de uma agência de turismo. Antes de chegar ao Cabo da Boa Esperança vale a pena fazer uma parada numa colônia de pinguins, o local faz parte do Parque Nacional Table Mountain, a variedade é o pinguim africano que só se encontra aqui e está em perigo de extinção. 

Cabo da Boa Esperança.

A Cidade do Cabo não é o lugar certo para fazer safáris, existem reservas privadas onde é simulado um safári, mas não vale a pena, tem muitas outras coisas legais para fazer na cidade e nos arredores. Tem também uma grande variedade de mercados de rua, é possível alugar bikes, fazer trilhas, esportes aquáticos e tem também ótimos restaurantes! Em 2014 a cidade foi declarada Capital Mundial do Design, existe então uma agenda super completa nessa área. Cidade co Cabo não tem mais nem menos problemas que as cidades brasileiras, é um ótimo destino de férias com uma combinação de cultura, história e natureza.  

No hay comentarios:

Publicar un comentario