Páginas

22 de diciembre de 2013

MUSEU DE ROBBEN ISLAND

Em 1963 o governo do apartheid converteu Robben Island em uma prisão, antes disso a ilha já tinha sido um leprosário, na época do apartheid os pressos políticos representavam isso mesmo para o governo, leprosos. Não todos os presos políticos iam para a ilha, somente os negros. Mesmo nas prisões tinha separação pela cor ou grupo racial, negros, pessoas de cor (mulato), asiáticos, indianos e mesmo brancos anti-apartheid não eram misturados.

Vista da Cidade do Cabo e Table Mountain

Poucos quilômetros separam a prisão em Robben Island do moderno Waterfront na Cidade do Cabo. Em 1997 o centro de detenção foi transformado em museu e em 1999 reconhecido como Patrimônio Mundial pela ONU. Para fazer a visita do museu é preciso se programar: é sempre necessário comprar o ingresso com um par de dias de antecedência, antes da morte de Mandela já era preciso, agora mais ainda!
O trajeto em ferry até a ilha leva por volta de 45 minutos, a paisagem é linda, e uma vez em Robben Island a vista da Cidade do Cabo com Table Mountain ao fundo é maravilhosa. O passeio tem, no total incluindo a parte do ferry, entre 3 ou 4 horas de duração. Uma vez na ilha os visitantes são levados para diferentes pontos em um ônibus, tem somente 2 paradas aonde os turistas podem descer do ônibus, uma delas é justamente para visitar as celas onde os presos políticos ficavam, incluindo Mandela.

A cela de Mandela e o parque onde tomavam um banho de sol.
Os guias do tour são ex prisioneiros ou ex carcereiros da época em que eram albergados prisioneiros políticos. Uma vez finalizado o passeio, os visitantes são levados até o ponto de saída do ferry. Um dos pontos altos do passeio é poder ver de perto a pequena cela onde Mandela ficou boa parte da sua vida e onde escreveu sua autobiografia Long Walk to Freedom. Mas, um ponto negativo é que os grupos de turistas são muito grandes (por volta de 30 pessoas) fazendo difícil interagir com o guia ou fazer muitas perguntas.

Info útil:
-Tem passeio a cada uma hora, das 8hs às 15hs, o ferry sai do Waterfront, mais precisamente do Nelson Mandela Gateway (o ponto de referência para chegar ao local é o Clock Tower).
- Para a compra de ingresso é só se cadastrar e fazer a compra com qualquer cartão de crédito no site. Um par de dias antes!
- A saída do ferry é cancelada por mal tempo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario